terça-feira, março 08, 2005

Mais uma incoerência de Bush

Mais uma vez, Bush não é coerente com o que diz. No seu discurso de 5 de Março, Bush apelou a que a "soberania do Líbano fosse respeitada, que todas as forças estrangeiras se retirassem do país e que fossem organizadas eleições livres sem influência estrangeira" (o discurso na sua íntegra em http://www.whitehouse.gov/news/releases/2005/03/20050305.html).
O apelo tem lógica - só não vindo do presidente americano cujas forças ocuparam Iraque e não fazem menção de lá sairem. Será que Bush quer que as forças sírias saiam do Líbano para poder expandri o raio de acção das forças americanas? É claro que nos seus discursos, Bush se "esquece" de dizer que a guerra israelo-síria de 1967 foi conduzida com o apoio dos EUA e que forças israelitas ainda continuam a ocupar territórios sírios - sem que os EUA digam o que quer que seja.
Os iraquianos continuam a exigir que 150 mil soldados deixem o país imediatamente - mas os responsáveis americanos nem querem ouvir. Para manter a ocupação no Iraque, o governo americano está a tirar dinheiro à Segurança Social, terminando diversos programas sociais nos EUA, aos fundos para a educação, para os sem-abrigos e para os pobres.