quarta-feira, abril 13, 2005

Medos

Mesmo sem nos apercebermos, já fomos todos contaminados pelos medos inconscientes do terrorismo… Hoje de manhã, ouvi na rádio uma notícia sobre o envio de amostras duma estirpe de uma gripe para 1300 laboratórios farmacêuticos para investigação. A Organização Mundial de Saúde está a apelar a que se destruam essas amostras pois esta estirpe é particularmente perigosa – em 1957 matou aprox. 4 milhões de pessoas.
Dei então por mim a pensar que seria terrível se alguma pessoa ou algum grupo mal intencionado roubasse alguma destas amostras – e assim conclui que até eu, que me julgava imune aos medos inconscientes que a administração americana tem sido fértil em plantar - estava a fazer o jogo americano! Vi mentalmente cenas tipo Parque Jurássico I em que um cientista rouba os ovos férteis de dinossauros – claro, ele era mau e por isso morreu. Cena em que grupos terroristas roubam uma ou mais amostras e as espalham pelo mundo, provocando a morte de milhões e milhões de pessoas. Ou fazem chantagem com as amostras.
61 dos 1300 laboratórios ficam nos EUA. O resto está espalhado pelo mundo. Muitos dos laboratórios estão a aceder ao pedido da Organização Mundial de saúde e estão a destruir as amostras – mas será que os cientistas cedem assim tão facilmente? Não dirão que as destroem mas na realidade ficam com elas para investigação – nem que seja clandestina? Pode ser que eu tenha imaginação a mais e os cientistas não sejam tão “malandros” assim, mas fiquei preocupada. É mais um perigo para a humanidade. E que nos deixa frágeis. E que poderemos ficar nas mãos de loucos.