sexta-feira, fevereiro 07, 2014

Pequenos prazeres

Quando um dia me cruzei com o livro  The God of Small Things da escritora indiana Arundhati Roy apaixonei-me logo pelo título. As pequenas coisas, os pequenos prazeres são vitais – como dizem os alemães “Kleine Geschenke erhalten die Freundschaft” (pequenos presentes mantêm a amizade viva). Um copo de vinho à lareira, uma chávena de chá quente e dois dedos de conversa com uma amiga, brincar com os meus filhos nas ondas da praia, um duche quente depois da ginástica, ler um livro na cama antes de adormecer. Todo o stress do dia desaparece como que por encanto. O quarto na penumbra, o calor do edredão no qual me enrolo, as mãos de fora a agarrar o livro. Assim me deixo levar para outro mundo. Às vezes adormeço com o livro nas mãos – feliz, relaxada, reconfortada. Apago então a luz e durmo como um anjo, embalada pela trama da história.