quinta-feira, novembro 27, 2014

Fado e piano

Como Ser Amiga é ser Irmã, meti-me ontem ao final do dia num “barco” e debaixo de um grande temporal fui para Lisboa para o lançamento do CD “No melhor piano cai o fado” do “irmão do CM”, João Balula Cid.
Um projeto interessante – juntar o piano ao fado – que esperou 16 anos para sair da gaveta. Mas há coisas por que vale a pena esperar e o resultado final é bom. 
A voz de Jorge Baptista da Silva é forte e bem trabalhada (que voz é esta? De fado de Lisboa? De fado de Coimbra? De ópera?, perguntava-se ontem na apresentação)  e o som de João Balula Cid claro e harmonioso. Sendo a sua paixão – segundo fomos informados –a harmonização, sente-se que este projeto nasceu dele e vem-lhe da alma.
No pequeno concerto a que fomos brindados no âmbito da apresentação, Jorge Baptista das Silva parece que começou a medo mas logo se deu ao fado. Lindíssima a composição “Ponto final (fado tango)” com poema de David Mourão Ferreira e música de Joaquim Campos. Também fiquei encantada com “A quem desejo amar (Fado varela” com poema de Maria Manuel Cid e música de Reinaldo Varela.

Um final de dia muito simpático apesar do mau tempo.

Etiquetas: , ,