terça-feira, dezembro 04, 2018

A Coroa do Advento


Foi dos países de língua alemã que veio a tradição da coroa do Advento.
Tudo nasceu em 1839 com o teólogo evangélico-luterano Johann Hinrich Wichern (1808–1881) no norte da Alemanha. Estávamos em pela Revolução Industrial e Johann Hinrich Wichern pretendi encurtar o tempo de espera pelo Natal às crianças de rua.
Em 1833, Johann Hinrich Wichern acolheu muitas crianças que viviam em grande pobreza numa antiga quinta. Durante o Advento, as crianças estavam sempre a perguntar quando chegava o Menino Jesus. Johann Hinrich Wichern  decidiu então decorar uma roda duma carroça com 20 pequenas velas encarnada e 4 velas grandes brancas como se fosse um calendário. Todos os dias do Advento, acendia uma vela pequena e nos domingos do Advento uma vela grande. Assim as crianças conseguiam contar os dias que faltavam até ao dia de Natal.
Com o tempo, passaram a ser usadas somente as 4 velas correspondentes aos domingos do Advento. Em 1860 começaram-se a entrançar anéis de palha com raminhos verdes de abeto e a decorar com 4 velas.
A 1ª coroa a ser pendurada numa igreja católica foi em Colónia em 1930, na catedral.
No entanto, as coroas de ramos decorada com velas já se usavam no norte de Europa muito antes de chegada do cristianismo, que – tal como aconteceu com outras tradições pagãs – foi integrada na simbologia cristã. O círculo é um símbolo universal relacionado com o ciclo contínuo das estações. As velas acesas significam a persistência da vida durante o período mais duro e escuro da vida: o Inverno.
Algumas fontes sugerem que a coroa, reinterpretada como um símbolo cristão, já era usada na Idade Média. Atualmente simboliza a preparação das pessoas para o Natal.

O círculo da coroa simboliza a nova aliança de Deus com a humanidade. Os ramos verdes da coroa do advento significam a esperança. As fitas vermelhas estão associadas à cor do fogo e do sangue e simbolizam a cor da vida, do amor e do derramamento do sangue de Jesus por nós todos.
Antigamente na Igreja Católica as velas da coroa do advento seguiam as cores litúrgicas às vestes sacerdotais: roxo (simboliza a conversão) no 1º e 2º domingos do Advento, cor-de-rosa (simboliza a alegria e expectativa do encontro com Cristo com vista à conversão) no 3º domingo e novamente roxo no 4º domingo.
Na Irlanda usam-se as coroas somente nas igrejas mas com 5 velas. A 5ª vela, branca, é colocada no meio da coroa e é acesa na noite de Natal.
No mundo há muitas outras tradições ligadas às velas, à luz. A Chanukka, a festa das luzes judaica que dura oito dias. O Diwali, uma festa hindu que dura vários dias. A Jöölboom, uma variante da Frísia da árvore de Natal. A festa de Santa Lúcia na Suécia.  


Etiquetas: ,