segunda-feira, março 01, 2010

Croácia, uma pérola na Europa

Croácia, uma pérola na Europa

Por

M. Margarida Pereira-Müller

FOTOS: Turismo da Croácia



Tem alguns dias livres? Quer ir passear, “arejar a pevide”, como se usa dizer? Então, meta-se no avião e vá até Zagreb, a capital croata. A Croácia é um destino emergente que começa a ocupar um lugar de destaque na escolha de férias dos turistas portugueses. A oferta cultural, rica e diversificada, com vários pontos de interesse como cidades, monumentos e património classificado pela UNESCO é um dos produtos mais fortes da Croácia. No entanto os parques naturais, os desportos náuticos e a religião são também produtos turísticos de peso, fortemente favorecidos com a amenidade do clima, a proximidade geográfica e a amabilidade do povo.

A Croácia é um país muito pequeno mas com uma história muito rica, o que faz com que tenha um grande potencial para umas mini-férias. A Croácia (56.542 km2, 4,5 milhões de habitantes) estende-se ao longo de 1278 km da costa do mar Adriático à qual pertencem quase 1200 ilhas. Na Idade Média, esta região era o ponto de entrada principal da Europa Central – quer para o comércio quer para as invasões militares.
A Croácia fazia parte do império austro-húngaro até ao século XIX – e era o local onde a corte passava os invernos, fugindo do frio rigoroso de Viena. Em Opatja, na região de Kvarner ainda se sente esse ambiente.
A TAP tem voos directos de Lisboa para Zagreb, a capital croata desde o século XVI, conhecida por “a pequena Viena”, com um ambiente tipicamente mediterrâneo com inúmeros cafés e esplanadas, actividades de rua … e muita história. O Hotel Regent Esplanade (http://www.regenthotels.com/zagreb) é uma visita obrigatória; estava na rota no Expresso do Oriente e ainda é um dos melhores hotéis da Europa. Zagreb, além de capital, é também o centro económico e cultural do país. Está situada na região continental do país, oferecendo a todos os que a visitam paisagens de extraordinária beleza tais como os lagos de Plitvice, a região de Lika, os bosques de Gorski Kotar e os campos de trigo da Eslavonia.
A zona costeira divide-se em duas partes: a península de Istria – a Toscana croata! - e Kvarner, a maior do Adriático, com cidades medievais e paisagens marcadamente influenciadas pela Europa mediterrânea; e Dalmácia, com Zadar, Split e Dubrovnik como principais cidades - sabia que tinha sido um imperador romano que edificou um palácio em Dalmácia no ano de 305 d. C., que depois se converteria na base da cidade de Split contemporânea? Em Pula, há o 6º maior anfiteatro romano do mundo. E a cidade de Zadar recebe os seus visitantes com a música vinda do órgão do mar.
A Croácia central tem muitos castelos para se visitar – e bom vinho para se provar. Em Agosto, vale a pena assistir ao Spanzirfest, um festival de tradições medievais. Os famosos cavalos lippizaner, da não menos famosa Escola Equestre Espanhola de Viena de Áustria, são criados em Djakovo, na Eslavónia, um antigo mar que secou e que deixou terrenos muitíssimos férteis. Os habitantes vivem da agricultura – e a gastronomia é estupenda.
O país conta com oito Parques Nacionais, quatro nas montanhas (Risnjak, Paklenica, Lagos de Plitvice e Velebit Norte) e quatro no litoral (Kornati, Mljet, Brijuni e Krka – no grande desfiladeiro de Krka há uma ilha no meio da qual existe um mosteiro).
Para além disso, existem no país sete locais declarados Património da Humanidade pela UNESCO: o Parque Natural de Plitvice, a cidade velha de Dubrovnik, o Palácio de Diocleciano em Split, a cidade de Trogir, a catedral de Santiago em Sibenik e a basílica de San Eufrasio em Porec e o planalto de Stari Grad na ilha de Hvar.
E agora? Meta alguma roupa numa mala e vá para a Croácia.

Etiquetas: