quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Mocimboa da Praia
































Chegados à noite a Mocimboa da Praia, não encontrávamos ninguém a quem perguntar pelo caminho para o Chez Natalie onde iríamos pernoitar. Mas finalmente lá demos com o lodge, que fica fora da povoação, depois do cemitério.
O hotel está muito bem instalado em frente a um grande mangal com uma bela vista para um braço do mar. Tem uma série de chalets, muito espaçosos que comportam até 4 pessoas, com cobertura de macúti.
A sala das refeições está interessantemente decorada com máscaras macondes.
A proximidade à natureza tem porém as suas desvantagens, nomeadamente, visitas inesperadas de roedores atrevidos.
Na 1ª noite, o Hans-Jürgen sente algo a roer-lhe as unhas. Acorda, acende a luz e procura em todo o lado por um animal. Não encontra nada e volta a adormecer.
No dia seguinte, depois dum estafado dia em Mueda, deixamos no quarto um pacote de bolachas enquanto vamos jantar. Ao regressar, todas as bolachas estão espalhadas pelo chão.
- temos um animal no quarto! - Constato. O Hans-Jürgen vai procurar um funcionário. Vem um senhor armado com um pau. Ao ver as bolachas no chão, comenta: “Isto é rato”. Naquele instante, vemos um rato a correr sobre as almofadas. O senhor corre atrás dele e mata-o à paulada na casa de banho.
Descansados, fechamos aporta para nos proteger de mais visitas. Azar, porém. De repente, vemos um outro rato a correr sobre a nossa cama. Abrimos a porta do chalet e afugentamos o bicharoco que finalmente sai. Fechamos de novo a porta, convencidos de que o caso estava resolvido. Ao acordarmos verificamos porém que um ratinho se tinha deliciado com as mangas que compráramos na véspera — e até com a minha mochila….
Mocimboa da Praia é uma pequena cidade de província que ainda mantém a traça colonial e as suas casas. Parece que ficou parada no tempo. Os seus edifícios estão como há 37 anos, só que com mais o pó dos anos…
Cheio de vida é o mercado de peixe no porto dos dhows, Os pescadores regressam e toda a praia se enche de vendedores e compradores.

Etiquetas: , ,