sexta-feira, março 18, 2016

CAMINHO DE SANTIAGO - Dia 1

Sempre vi setas e cruzes amarelas pintadas nos postes da luz. Pensava que alguém teria assim rendado sinalizar algo. Só hoje me apercebi que esses sinais indicam o caminho de Santiago. Seta para seguir em frente, cruz para não seguir por aquele caminho.





São inúmeras as sinalizações do Caminho que encontramos no Minho. Não é possível perdermo-nos. O Caminho de Santiago está muito bem sinalizado.

Começámos em Barcelos aonde chegámos de comboio vindas de Lisboa. Da estação de comboio ao caminho em si são uns 2 km que passam pela igreja de Santo António dos frades capuchinhos que acolhem calorosamente os caminhantes. Deram-nos muitas dicas, uma conchinha, a pedrinha para atirarmos para trás de nós simbolizando algo negativo de que nos livramos e a benção do peregrino.
Seguimos caminho e a dada altura cruzámo-nos com uma senhora que nos interpela. " São caminhantes?" E ao confirmá-lo logo nos dá muitas informações, terminando com o já familiar "Bom caminho!"


Conseguimos chegar a Vitorino de Piães apesar da chuva - às vezes intensa  - que caiu. É uma longa subida íngreme. Fizemos 22 km em lindas paisagens minhotas, ao lado da muitas latadas, milheirais, batatais e muitos cursos de água que lembram as levadas madeirenses, muitas cruzes de pedra e muitas igrejas, infelizmente fechadas.
Passámos por uma linda ponte romana sobre o rio Neiva, a Ponte das Tábuas, cujo topónimo remonta à antiga ponte de madeira. A ponte atual, de pedra, é do século XII.
Pernoitamos na casa da Fernanda, uma senhora que recebe peregrinos há dez anos. E que nos serviu um bom jantar minhoto.
Amanhã esperam-nos 30 km até Rubiães

Etiquetas: